top of page

Equinócio e Outono

  • Foto do escritor: Casa da Montanha Garopaba
    Casa da Montanha Garopaba
  • 29 de mar. de 2019
  • 2 min de leitura



O que é o Equinócio de outono:

Equinócio de Outono é o fenômeno astronômico que marca a transição entre o fim do Verão e o início do Outono.

O equinócio de Outono (também conhecido por "Ponto Libra") está sempre em oposição ao equinócio de Primavera, pois as estações do ano são diferentes em cada hemisfério da Terra. Em outras palavras, quando o Hemisfério Norte está no equinócio de Outono, no Hemisfério Sul é equinócio de Primavera.

O equinócio é o período em que os raios solares estão com maior incidência nas regiões próximas da linha do Equador, fazendo com que o dia e a noite tenham o mesmo período de tempo (aproximadamente 12 horas cada).

Para algumas doutrinas e crenças, o equinócio do Outono possui um significado místico.

Equinócio de Outono nos hemisférios

No Hemisfério Sul, onde está localizado o Brasil, o equinócio de Outono ocorre durante o mês de março, normalmente entre os dias 20 e 21. Neste mesmo período, o Hemisfério Norte presencia o equinócio da Primavera, que dá início a esta estação.





Outono

O simbolismo do Outono, uma das estações mais lindas e magicas do Ano, sugere um ciclo de reflexão, e o começo do recolhimento, pois é o momento em que as folhas secam e caem, os últimos frutos são colhidos, a colheita é guardada para o inverno. Nessa estação cabe a cada ser humano, se relacionar melhor entre seus grupos de amigos, parentes, colegas, família e trabalho. É preciso que as duas polaridades estejam em perfeita sintonia para que a Natureza possa se manter equilibrada. Da mesma maneira, como a imagem refletida é o complemento da imagem projetada, homens e mulheres precisam estar juntos para que a comunhão perfeita possa se refletir em momentos de intensa união e perfeição.

Indica a morte do velho e o renascimento de novos projetos. É o tempo de transformação e mudança de ênfase, para outras atividades, para o crescimento interior. Para avaliar tudo o que foi plantado e colhido, e agradecer a colheita seja ela farta ou escassa, tendo consciência do aprendizado, sem pedir nada nesta ocasião.

O período de dia e de noite são iguais, é a época para colher o que semeamos na Primavera. A abundância da colheita também deve trazer o senso de preparação para o momento do frio que se aproxima, e para o ciclo de morte da natureza. Para entrarmos em introspecção, no nosso interior e de nos prepararmos para sobreviver, física e espiritualmente, durante os meses de inverno.

No momento de outono é interessante dar fim a alguma que não dá sentido à nossa vida. Sejam objetos, emoções, padrões, sociedades, pessoas, ou seja, tudo que devemos deixar morrer.

Importante fazer preces de gratidão por tudo o que foi dado.

Este momento é propicio a perceber que a dualidade da vida nos permite completa lisura e sincera honestidade no trato a todos que de nós se aproximam, pois homens e mulheres estão muito além de uma suposta igualdade perante Deus, porquanto estão em real igualdade perante e entre si próprios.

Texto editado de Tânia Gori

 
 
 

Comments


bottom of page