Turismo Sustentável
- Casa da Montanha Garopaba
- 26 de fev. de 2019
- 2 min de leitura
O Brasil ocupa posição de destaque em lista de Turismo Sustentável

"O Brasil ocupa a sétima posição no Índice de Turismo Sustentável: melhorando o ambiente de turismo global. O ranking foi feito pela unidade de inteligência da revista britânica The Economist, que avaliou dez países. O Brasil ficou atrás da França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e Japão, países desenvolvidos que investiram mais em políticas e incentivos ao turismo como destino sustentável. Além destes, ficou atrás também da Índia."
Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/turismo/brasil-e-destino-sustentavel/
Copyright © 2019, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
O Turismo é um dos responsáveis por impulsionar o desenvolvimento econômico, social e cultural, mas é uma atividade que gera um grande impacto nas localidades. Para que os ambientes possam ser conservados, o planejamento da visitação de forma consciente para que os locais possam receber os turistas com mínimo impacto negativo, é uma atitude fundamental.
O respeito ao ambiente local, às comunidades nativas, o incentivo à economia e a valorização da cultura de cada local, fazem parte da estrutura do Turismo Sustentável.
Um turismo planejado como sustentável vai gerar um desenvolvimento humanizado e não predatório.
"A contextualização positiva do desenvolvimento sustentável no âmbito do turismo se materializa no intuito de mitigar as tensões e os impactos negativos gerados pelas complexas interações entre o trade, os visitantes, o ambiente natural e as comunidades locais que recepcionam os turistas [...] Uma perspectiva que envolve esforço para a longa viabilidade e qualidade dos recursos naturais e humanos". (apud GARROD; FYALL, 1998. p 201).
O desenvolvimento a longo prazo, garantindo recursos naturais, sociais e econômicos, são pilares da sustentabilidade. Não podemos mais viver sem a preocupação do que vamos deixar para as próximas gerações, tanto em valores ambientais como históricos e culturais.
Equilíbrio, respeito e harmonia com o meio ambiente e com as comunidades locais são chaves para um turismo de qualidade onde todos ganham. Controlar efeitos negativos e maximizar os positivos é um grande desafio que as localidades tem. A realização de campanhas de sensibilização e conscientização de que todos somos responsáveis por ações sustentáveis, pode ser uma das atitudes iniciais para controlar um turismo desordenado.
תגובות